LIVE #01 – Para onde vamos? (Pátio da Cerveja)

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Em directo do Pátio da Cerveja, discutimos o futuro da Cerveja Artesanal com convidados de prismas diferentes. Francisco Esteves (produtor da Cerveja Chica), Filipa Oh (retalhista na Libeerdade) e Fernando Cardoso (ávido consumidor) previram o futuro do Craft em Portugal e opinaram sobre Tap Rooms, supermercados, craft lagers e fermentação espontânea em Portugal.

© André Ventura (Pátio da Cerveja)

Festival Pátio da Cerveja
• Primeira edição em 2015
• Realiza-se na LX Factory
• Produzido por Get Mood
• Este ano, contou com 30 marcas e 120 cervejas

Francisco Esteves (Cerveja Chica)
• Chico foi cervejeiro na LX Brewery
Beertec – onde a Cerveha Chica é produzida: fundada em 2017 e localizada em Queluz
• Abertura de laboratório de cerveja prevista para Agosto de 2019

Filipa Oh (Libeerdade Beer Bottle Shop)
• Foi gerente em vários espaços de cerveja artesanal em Lisboa
• Abriu a Libeerdade em Junho de 2018

Fernando Cardoso
• Bebeu a primeira cerveja artesanal em 1990
• Foi jurado de vários Concursos Nacionais de Cerveja Artesanal e Caseira
• Provador do livro “Uma Viagem pelo Mundo da Cerveja Artesanal Portuguesa

Banda sonora:
Jingle – Pawel Nowak
Engelwood – Boardwalk Bumps 2
Barbra – Birocratic

  • 2:18 Tiago: Cardoso, ainda tens fígado?
  • 2:37 Tiago: Filipa, sempre te faltou liberdade. Libeerdade é a resposta?
  • 3:32 Tiago: Chico, como foste parar à LX Brewery?
  • 4:27 Tiago: Estamos a chegar a um ponto de saturação?
  • 5:50 Chico: "Tendo uma loja de matéria prima, quantos mais cervejeiros aparecerem melhor."
  • 6:15 Filipa: "Começa a ver-se muita cerveja artesanal em grandes superfícies"
  • 8:24 Tiago: Já há mercado para cervejeiras focadas em estilos específicos?
  • 11:05 Chico: "Tap Rooms e Brewpubs são um fenómeno que se concentra muito em Lisboa"
  • 11:56 Filipa: "Estamos a anos-luz de Espanha"
  • 15:11 Tiago: Podemos fazer alguma coisa para acelerar o crescimento?
  • 16:02 Cardoso: Temos de fazer cervejas fora da caixa, para aumentar a perceção de valor
  • 17:40 Tiago: Cada vez mais Tap Rooms - é benéfico?
  • 19:03 Chico: "Em Agosto vamos abrir o nosso Tap Room no actual Bicanela"
  • 19:37 Cardoso: "É importante que os Tap Rooms permitam interagir mais de perto com os cervejeiros."
  • 21:03 Tiago: A educação é importante?
  • 22:35 Chico: "As pessoas bebem-me uma IPA ou uma Red Ale às 13 e 14 de cada vez"
  • 23:53 Filipa: "Beber cerveja é sobretudo um prazer, não uma pós-graduação."
  • 26:54 Cardoso: "Ir buscar ao passado, reinventando estilos que já conhecemos, há muito espaço para inovação"
  • 29:42 Chico: "Enquanto cervejeiro, procuro criar tendências e não seguir tendências"
  • 30:40 Filipa: "O futuro vão ser cervejas lupuladas, se calhar com menos álcool. E sempre Imperial Stouts."
  • 31:51 Tiago: "Tens uma sala de concertos Hardcore. Mas noutros espaços de consumo, as Craft Lagers são a resposta?"
  • 34:13 Cardoso: "O que falta é a possibilidade de escolha"
  • 36:58 Chico: "Sou um grande fã de sours. Espero que seja por aí que passe o caminho"
  • 37:48 Cardoso: "Ele há sours e fermentação espontânea"
  • 39:42 Chico: "Há realmente um estudo a ser feito sobre leveduras selvagens no Técnico e na Universidade Nova".
  • 40:12 Tiago: "Qual é o factor mais importante para o sucesso de uma Bottleshop?"
  • 41:38 Tiago: "A Beertec está localizada em Queluz. Quais os prós e contras?"
  • 42:38 Tiago: "Qual a responsabilidade de um consumidor ávido com a Cerveja Artesanal?"
  • 45:20 Filipa: "Espero que o futuro não seja numa prateleira de supermercado."
  • 48:10 Chico: "O futuro passa pelo sentido de comunidade. Gostar daquele cervejeiro em específico."
  • 49:28 Cardoso: "Não é haver apenas uns bares de nicho, mas haver mais cervejas espalhadas por todo o lado."
  • 51:08 Filipa: "Se queremos uma coisa muito boa, não podemos aceitar estar somente numa prateleira de supermercado."
  • 53:46 Chico: "Eventualmente uma cervejeira consegue fazer uma boa cerveja de supermercado e continuar a produzir cervejas de autor."
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