LIVE #02 – Cerveja é cultura? (Porto Beer Fest)

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No Porto Beer Fest, discutimos se Cerveja é cultura, o uso de ingredientes portugueses como factor diferencial, festivais em Marte e o turismo cervejeiro em Portugal. Ricardo Cacildo (Cerveja D’os Diabos), Octávio Costa (Porto Beer Fest) e Patrícia Fernandes (Cerveja Luzia) foram os convidados deste episódio, que foi amplificado no local e também guardado para a posterioridade.

Porto Beer Fest 2019
• 12 a 16 de Junho
• Primeira edição realizou-se em 2016
• Esta edição decorreu na Alfândega do Porto
• É produzido por OG&Associados
• Contou com 47 marcas de 17 países, que trouxeram 368 cervejas

Ricardo Cacildo (Cerveja D’os Diabos)
• Brewer, CEO e homem das limpezas
• Começou a interessar-se por cerveajs diferentes em 2004, na Polónia
• Em 2014 montou uma fábrica com produção de 500L por lote

Octávio Costa (OG&Associados)
• Organiza os festivais: Porto Beer Fest, Artbeerfest (Caminha), Oliva Beer Mind (São João da Madeira) e outros
• Tem vindo a cruzar marcas nacionais e internacionais para colaborações e participação em festivais

Patrícia Fernandes (Cerveja Luzia)
• Co-fundadora da Cerveja Luzia
• Estudou Enologia na UTAD
• As primeiras experiências com cerveja deram-se em 2012
• As suas tarefas passam por desenhar receitas, efectuar compras, limpar e vender cerveja

Banda sonora:
Jingle – Pawel Nowak

  • 2:20 Tiago: Cacildo, no clássico é que está o ouro?
  • 3:37 Tiago: Octávio, para quando um festival em Marte?
  • 5:28 Tiago: Patrícia, fazer cervejas com mosto de vinho foi uma desculpa para justificar o curso de enologia?
  • 6:12 Octávio: "Quando pomos tudo o que tempos, estamos a criar"
  • 7:58 Cacildo: "Quando dás uma expressão pessoal, estás a criar alguma coisa"
  • 12:07 Octávio: "Daqui a 20 anos, podemos dizer que já ganhámos alguma cultura cervejeira"
  • 13:40 Patrícia: "Eu gosto muito de ver a expressão das pessoas quando provam as nossas cervejas"
  • 15:03 Tiago: Quão importante é a experimentação no panorama cervejeiro?
  • 18:02 Cacildo: "Fomos provavelmente a única empresa em Portugal que sobreviveu durante 4 anos sem ter uma IPA"
  • 22:03 Patrícia: "Usamos os nossos próprios produtos - tem aquele toquezinho, tem muito amor"
  • 23:50 Octávio: "A ideia de identidade, marca a diversidade e a alquimia que a cerveja tem"
  • 27:28 Cacildo: "Eu sou culpado de muita gente em Portugal ter provado pela primeira vez uma Brown Ale"
  • 29:44 Tiago: Os ingredientes especiais tornam a exportação mais apetecível?
  • 30:08 Cacildo: "Eu quero fazer uma cerveja com uma camisola do Cristiano Ronaldo dentro do fermentador"
  • 30:42 Octávio: "A identidade é reforçada quando metes os cabos do que é nacional"
  • 33:00 Tiago: "A Utopia (da Samuel Adams), que já foi a cerveja mais cara do mundo, é envelhecida em barricas portuguesas"
  • 37:23 Tiago: Cada vez mais vemos roteiros cervejeiros em Portugal
  • 38:50 Octávio: "Estão a aparecer aí muitas coisas que são puramente oportunidade"
  • 41:58 Cacildo: "A Luzia trouxeram um universo de cervejas a Portugal que quase ninguém mexia"
  • 43:00 Patrícia: "Inicialmente a ideia era fazer cerveja barata para nós"
  • 44:40 Tiago: Aumentando o volume, achas que conseguem manter a espontaneidade?
  • 47:43 Cacildo: "Sou CEO e a senhora das limpezas"
  • 48:45 Octávio: "Não podemos ir para sítios onde tenhamos erros de casting"
  • 51:01 Cacildo: "Deixa-me orgulhoso ver reconhecida uma empresa pequenina, como outra que dá emprego a 15 pessoas"
  • 53:58 Tiago: Qual é o futuro da cerveja artesanal em Portugal?
  • 55:11 Patrícia: "Vamos tentar ser o mais criativos possível"
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