Os segredos da Tanoaria: como fazer barricas de forma tradicional

A J.Dias Cooperage é uma Tanoaria situada em Paramos, perto de Esmoriz – considerada a capital da Tanoaria em Portugal. Seguem métodos tradicionais para transformar madeira de carvalho francês, português e americano em barricas, destinadas ao armazenamento e envelhecimento de vinho, destilados e cerveja.

Mickael Santos é o gestor de vendas para mercados de exportação e a ponte com o mercado da cerveja artesanal, que tem vindo a aumentar o uso de barricas usadas previamente (whisky, rum, vinhos generosos, etc) para produzirem cervejas únicas e consequentemente mais caras.

A Utopias da Samuel Adams é uma das cervejas mais caras (e exclusivas) do mundo, e é vendida nos dias de hoje por cerca de 240$ cada garrafa. A J. Dias fornece barricas de vinho do Porto que são usadas para envelhecer uma parte desta cerveja. Para além disso, a construção de tonéis e fornecimento de barricas em várias cervejeiras europeias, conquista um know-how importante para a indústria cervejeira em Portugal, tornando a J. Dias na principal distribuidora de barricas a nível nacional.

Iniciaram atividade em 1935 e são uma empresa familiar Portuguesa de renome e notoriedade mundial, que exporta para mais de 25 países, com importância vincada na indústria da cerveja artesanal.

Obrigado à  @VanessaCarreiroAmaral  pelo apoio na produção ❤️

Scroll to top