
A Oktoberfest 2026 está a caminho e promete mais uma edição épica! A maior festa da cerveja do mundo regressa à Theresienwiese entre 19 de setembro e 4 de outubro, para a sua 191.ª edição.
Todos os anos, entre seis a sete milhões de pessoas fazem as malas para Munique, e tu não vais querer ficar de fora. Bebem-se mais de 7 milhões de litros de cerveja, servem-se milhares de frangos assados e criam-se memórias que ficam para a vida. É um ritual, é uma loucura, é a Oktoberfest.
Fica a conhecer os 5 melhores Beer Fests da Europa segundo cervejeiros e profissionais portugueses:
A festa começa no sábado, 19 de setembro de 2026, e termina na segunda-feira, 4 de outubro de 2026. Ao longo destes 16 dias, dezenas de tendas, atrações e tradições bávaras tomam conta da cidade.
INÍCIO x FIM – Os momentos mais especiais continuam a ser a cerimónia de abertura (com o tradicional “O’zapft is!” na tenda Schottenhamel, dia 19) e a cerimónia de encerramento (com o ambiente épico da Hacker-Pschorr, dia 4).
FINS-DE-SEMANA VS DIAS DE SEMANA – Sextas e fins-de-semana são caóticos: se queres mesa numa tenda, chega cedo. Muito cedo. Já durante a semana (especialmente à tarde), é mais fácil sentar-te e aproveitar com calma.


1. Só 6 cervejeiras podem servir na Oktoberfest
E têm todas sede em Munique. São elas:
Estas são as únicas autorizadas a servir a tradicional Märzenbier, a cerveja oficial da festa (mais maltada, com ~6% vol.).
2. Cada tenda é um mundo à parte
Existem mais de 30 tendas na Oktoberfest – entre gigantes com 10.000 lugares e pequenas jóias escondidas. Cada uma tem a sua personalidade, música, cerveja, e até comida típica diferente.
3. A primeira Oktoberfest foi… um casamento!
Em 1810, o Príncipe Ludwig (mais tarde Rei Ludwig I) casou com a Princesa Teresa da Saxónia. A festa foi tão memorável que decidiram repetir todos os anos. O nome “Theresienwiese” vem precisamente do nome da noiva.
4. A cerveja é forte — cuidado!
A Märzen servida na Oktoberfest tem cerca de 6% vol., e o ambiente leva-te facilmente a beber mais do que o planeado. Muitas histórias de amor (e quedas aparatosas) começam assim.
5. Existe uma “perdidos e achados” com milhares de objetos
Todos os anos, o “Fundbüro” recolhe:

6. A segurança é levada a sério
7. Existe uma Oktoberfest “alternativa”
Chama-se Oide Wiesn (“velha Wiesn”) e recria o ambiente tradicional bávaro de antigamente, com bandas de metais, trajes históricos e entrada paga (mas com ambiente muito mais calmo e autêntico).
8. A Oktoberfest já foi cancelada várias vezes
Por guerras, epidemias e, mais recentemente, pela pandemia de COVID-19 (cancelada em 2020 e 2021). Foi também interrompida durante a II Guerra Mundial e após o atentado trágico de 1980.
9. Não é só cerveja: há vinho, champanhe e comida gourmet
Apesar do nome, há tendas que servem vinho bávaro, espumante, cocktails e menus de alta cozinha. A Käfer’s é famosa por isso.
10. O dress code bávaro está mais vivo do que nunca
Mas atenção: usar o Dirndl mal ajustado (como alça caída ou sem avental) é considerado desleixo. E a posição do laço do avental indica o estado civil: